Primeiro encontro
Objetivo:
Erguer o pilar central do corpo -“Centramento e reconhecimento do núcleo de equilíbrio”
Segundo encontro
Objetivo:
Conscientização do território de base – Massagear os pés.
“Trabalhar a força e a capacidade de agir”-
Terceiro encontro
Objetivo:
Estabelecer simetria entre a parte anterior, posterior e as laterais do corpo.
Quarto Encontro
Objetivo:
Plantar o corpo no chão – posicionar a bacia , alinhar pernas e pés. “Recriar e fortalecer as estruturas básicas da existência ”
Quinto Encontro
Objetivo:
Integrar as cadeias musculares – pilares centrais anteriores, posteriores, laterais e cruzados.
Sexto Encontro
Objetivo:
A consciência da respiração e o relaxamento da cadeia muscular inspiratória.; “Criar amplidão para respirar; Expansão e plenitude do ser.
Sétimo Encontro
Objetivo:
Alinhamento do território de leveza- tronco, braços, costelas ; “Recriar e fortalecer a capacidade de interagir e trocar”
Oitavo encontro
Objetivo:
A Integração entre os territórios de base e leveza ; sessão integrativa.
Nono Encontro
Objetivo:
O alinhamento do território de flutuação: alinhamento da cervical , correto posicionamento da cabeça.
Décimo encontro
Objetivo: Finalizar a integração do corpo em uma estrutura harmônica.
Objetivos gerais
• Oferecer uma formação ampla e atualizada, dando as bases para o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para o ensino do método de Organização Muscular da Expressão.
• proporcionar uma visão multidisciplinar em relação à corporeidade, através de uma leitura do corpo humano que incorpore sua anatomia, gestos movimentos e expressão.
• Desenvolver o pensamento crítico e acuidade para realizar uma leitura corporal abrangente, conhecendo os principais aspectos da motricidade, da estrutura conjuntiva miofascial, músculo esquelética e da expressão.
• Desenvolver habilidades para o ensino da expressão corporal , da educação dos movimentos e do toque miofascial para o alinhamento do eixo corporal .
Público alvo
Profissionais e estudantes de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, recursos humanos, pedagogia, artistas e dançarinos. Diplomados e licenciados em qualquer área de conhecimento que queiram dedicar-se à docência do método. Pessoas que procuram um desenvolvimento pessoal de excelência com oportunidades de formação e superação pessoal.
Carga Horária da formação – 140 horas subdivididas em dois módulos :
Módulo 1- Aulas virtuais para estudo teóricos e aulas de movimento- expressão presenciais.
Módulo 2- Encontros presenciais para o aprendizado da Escultura do Tecido Profundo , técnica de massagem miofascial para alinhar o eixo corporal e harmonizar os movimentos.
São requisitos para o Certificado de Conclusão da Capacitação:
Frequência a 90% das aulas.
Apresentação de monografia.
Apresentação de aula prática formatada pelo aluno.
Entrevista final.
1-OS FUNDAMENTOS DO MÉTODO OMEX
O pensamento muscular
Uma nova visão para a Educação Física.
2 – DO PENSAMENTO PREDADOR AO PENSAMENTO INTEGRADOR
A corporeidade através dos tempos
3 – A ESCALADA DA CONSCIÊNCIA NO ESQUELETO
Do Quadrúpede ao Bípede.
4 – OS TERRITÓRIOS EMOCIONAIS DO ESQUELETO
O Esqueleto é a escola da vida.
A Coluna vertebral é a escada do saber.
5 – UMA VISÃO INTEGRATIVA DA ANATOMIA CORPORAL
A musculatura do território de flutuação
A musculatura do território de leveza
A musculatura do território de base
6- A POSTURA CORPORAL
Sobre a estrutura:
O esqueleto ósseo e fibroso.
Sobre a forma:
O esqueleto apendicular.
7-OS COMANDOS MUSCULARES PARA A NAVEGAÇÃO
Comandos para o posicionamento da cabeça e pescoço
Comandos para o alinhamento do tronco
Comandos para o alinhamento da bacia
Comandos para o alinhamento das pernas
Comandos para o alinhamento dos pés
Comandos para o alinhamento dos braços e mãos
8- A CONCEPÇÃO CHINESA DE MOVIMENTO
A concepção chinesa de força, energia e movimento.
A prática da meditação e da caminhada.
9-A RELAÇÃO ENTRE OS MÚSCULOS E A EMOÇÃO
O mapeamento das emoções no corpo e o reconhecimento dos grupos musculares responsáveis por sua expressão.
10- A RELAÇÃO ENTRE POSTURA E COMPORTAMENTO
As posturas de guerra
Características comportamentais da postura de ataque
Características comportamentais da postura de defesa
Características comportamentais do tipo rígido
O esqueleto social (A Evolução da Postura durante o Século XX)
11- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Expressão, Impressão e Inexpressão
A imagem é o veículo da comunicação
A projeção da expressão no espaço.
A projeção da expressão no tempo.
O ritmo da comunicação.
A geometria do tempo
12- A TÉCNICA DE ORGANIZAÇÃO MUSCULAR PROFUNDA
As séries de escultura corporal
As séries de comandos musculares
As séries de comunicação e expressão
Aulas práticas com exercícios e vivências
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA ESTUDOS COMPLEMENTARES E MONOGRAFIA
A Integração das Estruturas Humanas – Ida Rolf
Martins Fontes – 1977
A Ressurreição do Corpo – Alexander
Martins Fontes – 1993
A Dança – Klaus Vianna
Siciliano – 1990
Anatomia para o movimento – Blandine Calais-Germain
Manole-1992; volumes 1 e 2
Body and Mature Behavior – M. Feldenkrais
International Universities Press – 1992
Butô- Pensamento em Evolução – Christine Greiner
Escrituras – 1998
Corporificando a Experiência – Stanley Keleman
Summus Editorial – 1987
A Comunicação Não verbal – A Gestualidade Brasileira
Monica Rector, Aluizio Trinta
Vozes – 1985
Como Vejo o Mundo – Albert Einstein
Nova Fronteira – 1981
Chaplin por ele mesmo – Charles Chaplin
Martin Claret Editorial – 1989
Dominio do Movimento – Rudolf Laban
Summus Editorial – 1971
Em Busca de um Teatro Pobre – Grotowsky
Civilização Brasileira – 1987
Entrevistas com kasuo Ohno – Sconamilio, Maria Pia
Caderno Ideias- Jornal do Brasil-1999
O Método- O Conhecimento do Conhecimento – Edgar Morin
Sulina – 1999
O Ponto de Mutação – F. Capra
Cultrix – 1982
O Teatro e seu Duplo – Antonin Artaud
Max Limonad-1984
O Uso de Si Mesmo – Alexander
Martins Fontes-1992
O Tao do Corpo – Sconamilio, Maria |Pia
Cadernos de Teatro – n – 131
Ginastica Postural Global – Souchard
Martins Fontes – 1985
Motricidade Humana – Tojal
Unicamp – 1994
Padrões de Distresse – keleman
Summus Editorial – 1992
Terapia Reichiana – Federico Navarro
Summus Editorial – 1987
Postura Corporal – Maria Pia Sconamilio -2000
Formação em Terapia Corpora l- Maria Pia Sconamilio – 2000
Dramaturgia Corporal – Maria Pia Sconamilio – 2000
Monografias:
A Reintegração Postural em Ergonomia – Georgia Victor – Pós-Graduação em Engenharia de Produção- UFRJ – 1997
A Dramaturgia Corporal- Sconamilio, Maria Pia – 1998
WhatsApp us