A Organização Muscular da Expressão ( OMEX ) é um método integrativo para equilibrar a postura, definir a musculatura e ampliar a expressão através de movimentos e massagem miofascial.


Aulas de OMEX – Corpo

 

Aulas presenciais individuais e pequenos grupos.  

Turmas Online.

(21) 98886-2646

A Escultura do Tecido Profundo –Massagem Miofascial

A Escultura do Tecido Profundo é uma abordagem integrativa para restaurar a malha conjuntiva do corpo, dissolvendo as contraturas , espessamentos e reorganizando o traçado dos músculos. As sessões de massagem miofascial intercalam-se com sessões de movimento.

Formação em Organização Muscular da Expressão 

Capacita para lecionar o método de Organização Muscular da Expressão através de uma abordagem holística que abrange a anatomia integrativa, a postura corporal, os movimentos e o gestual, a relação entre os músculos e as emoções .

Depoimentos

“Conheci Maria Pia quando praticamente não me restava esperança de conseguir fazer atividade física que não me provocasse dor, por conta das alterações que apresento na coluna vertebral. Logo após as primeiras aulas e sessões de massagem fui adquirindo confiança, por notar alívio das dores e modificações positivas em meu corpo, tanto do ponto de vista estético quanto funcional no fortalecimento muscular e alinhamento corporal, prevenindo novas lesões e minimizando os sintomas de lesões preexistentes. Além disso, sua experiência com a dança agrega aspectos lúdicos às suas aulas. Seu entusiasmo e dedicação, aliados à sua grande generosidade, certamente trazem enormes benefícios a todos aqueles que tenham o privilégio de trabalhar o corpo sob sua orientação.”
(Rafaela Marins, médica, Mestre em Clínica Médica (UFRJ) e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa-ARJ.)

 

“Sofri com dores na lombar por muitos anos, e depois de poucos meses de prática da técnica OMEX, voltei a ter uma vida sem dor. É uma maravilhosa sensação de liberdade!”
(Mariza Soares, empreendedora.)

Grade dos Cursos

Primeiro encontro


Objetivo:
Erguer o pilar central do corpo -“Centramento e reconhecimento do núcleo de equilíbrio”

Segundo encontro

Objetivo:
Conscientização do território de base – Massagear os pés.

“Trabalhar a força e a capacidade de agir”-

Terceiro encontro

Objetivo:
Estabelecer simetria entre a parte anterior, posterior e as laterais do corpo.


Quarto Encontro

Objetivo:
Plantar o corpo no chão – posicionar a bacia , alinhar pernas e pés. “Recriar e fortalecer as estruturas básicas da existência

Quinto Encontro

Objetivo:
Integrar as cadeias musculares – pilares centrais anteriores, posteriores, laterais e cruzados.


Sexto Encontro

Objetivo:
A consciência da respiração e o relaxamento da cadeia muscular inspiratória.; “Criar amplidão para respirar; Expansão e plenitude do ser.


Sétimo Encontro

Objetivo:
Alinhamento do território de leveza- tronco, braços, costelas ; “Recriar e fortalecer a capacidade de interagir e trocar”

Oitavo encontro

Objetivo:
A Integração entre os territórios de base e leveza ; sessão integrativa.

Nono Encontro

Objetivo:
O alinhamento do território de flutuação: alinhamento da cervical , correto posicionamento da cabeça.

Décimo encontro

Objetivo: Finalizar a integração do corpo em uma estrutura harmônica.

Objetivos gerais


• Oferecer uma formação ampla e atualizada, dando as bases para o desenvolvimento das competências profissionais necessárias para o ensino do método de Organização Muscular da Expressão.


• proporcionar uma visão multidisciplinar em relação à corporeidade, através de uma leitura do corpo humano que incorpore sua anatomia, gestos movimentos e expressão.


• Desenvolver o pensamento crítico e acuidade para realizar uma leitura corporal abrangente, conhecendo os principais aspectos da motricidade, da estrutura conjuntiva miofascial, músculo esquelética e da expressão.



• Desenvolver habilidades para o ensino da expressão corporal , da educação dos movimentos e do toque miofascial para o alinhamento do eixo corporal .


Público alvo


Profissionais e estudantes de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, recursos humanos, pedagogia, artistas e dançarinos. Diplomados e licenciados em qualquer área de conhecimento que queiram dedicar-se à docência do método. Pessoas que procuram um desenvolvimento pessoal de excelência com oportunidades de formação e superação pessoal.


Carga Horária da formação – 140 horas subdivididas em dois módulos :


Módulo 1-  Aulas virtuais para estudo teóricos e aulas de movimento- expressão presenciais.


Módulo 2- Encontros presenciais para o aprendizado da Escultura do Tecido Profundo , técnica de massagem miofascial para alinhar o eixo corporal e harmonizar os movimentos.


São requisitos para o Certificado de Conclusão da Capacitação:


Frequência a 90% das aulas.


Apresentação de monografia.


Apresentação de aula prática formatada pelo aluno.


Entrevista final.



1-OS FUNDAMENTOS DO MÉTODO OMEX


O pensamento muscular

Uma nova visão para a Educação Física.



2 – DO PENSAMENTO PREDADOR AO PENSAMENTO INTEGRADOR


A corporeidade através dos tempos


3 – A ESCALADA DA CONSCIÊNCIA NO ESQUELETO


Do Quadrúpede ao Bípede.


4 – OS TERRITÓRIOS EMOCIONAIS DO ESQUELETO


O Esqueleto é a escola da vida.


A Coluna vertebral é a escada do saber.


5 – UMA VISÃO INTEGRATIVA DA ANATOMIA CORPORAL


A musculatura do território de flutuação


A musculatura do território de leveza


A musculatura do território de base


6- A POSTURA CORPORAL


Sobre a estrutura:


O esqueleto ósseo e fibroso.



Sobre a forma:



O esqueleto apendicular.



7-OS COMANDOS MUSCULARES PARA A NAVEGAÇÃO



Comandos para o posicionamento da cabeça e pescoço


Comandos para o alinhamento do tronco


Comandos para o alinhamento da bacia


Comandos para o alinhamento das pernas


Comandos para o alinhamento dos pés


Comandos para o alinhamento dos braços e mãos


8- A CONCEPÇÃO CHINESA DE MOVIMENTO


A concepção chinesa de força, energia e movimento.


A prática da meditação e da caminhada.


9-A RELAÇÃO ENTRE OS MÚSCULOS E A EMOÇÃO


O mapeamento das emoções no corpo e o reconhecimento dos grupos musculares responsáveis por sua expressão.


10- A RELAÇÃO ENTRE POSTURA E COMPORTAMENTO


As posturas de guerra


Características comportamentais da postura de ataque


Características comportamentais da postura de defesa


Características comportamentais do tipo rígido


O esqueleto social (A Evolução da Postura durante o Século XX)


11- COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO


Expressão, Impressão e Inexpressão


A imagem é o veículo da comunicação


A projeção da expressão no espaço.


A projeção da expressão no tempo.


O ritmo da comunicação.


A geometria do tempo


12- A TÉCNICA DE ORGANIZAÇÃO MUSCULAR PROFUNDA


As séries de escultura corporal


As séries de comandos musculares


As séries de comunicação e expressão


Aulas práticas com exercícios e vivências


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA ESTUDOS COMPLEMENTARES E MONOGRAFIA


A Integração das Estruturas Humanas – Ida Rolf

Martins Fontes – 1977

A Ressurreição do Corpo – Alexander

Martins Fontes – 1993

A Dança – Klaus Vianna

Siciliano – 1990

Anatomia para o movimento – Blandine Calais-Germain

Manole-1992; volumes 1 e 2

Body and Mature Behavior – M. Feldenkrais

International Universities Press – 1992

Butô- Pensamento em Evolução – Christine Greiner

Escrituras – 1998

Corporificando a Experiência – Stanley Keleman

Summus Editorial – 1987

A Comunicação Não verbal – A Gestualidade Brasileira

Monica Rector, Aluizio Trinta

Vozes – 1985

Como Vejo o Mundo – Albert Einstein

Nova Fronteira – 1981

Chaplin por ele mesmo – Charles Chaplin

Martin Claret Editorial – 1989

Dominio do Movimento – Rudolf Laban

Summus Editorial – 1971

Em Busca de um Teatro Pobre – Grotowsky

Civilização Brasileira – 1987

Entrevistas com kasuo Ohno – Sconamilio, Maria Pia

Caderno Ideias- Jornal do Brasil-1999

O Método- O Conhecimento do Conhecimento – Edgar Morin

Sulina – 1999

O Ponto de Mutação – F. Capra

Cultrix – 1982

O Teatro e seu Duplo – Antonin Artaud

Max Limonad-1984

O Uso de Si Mesmo – Alexander

Martins Fontes-1992

O Tao do Corpo – Sconamilio, Maria |Pia

Cadernos de Teatro – n – 131

Ginastica Postural Global – Souchard

Martins Fontes – 1985

Motricidade Humana – Tojal

Unicamp – 1994

Padrões de Distresse – keleman

Summus Editorial – 1992

Terapia Reichiana – Federico Navarro

Summus Editorial – 1987

Postura Corporal – Maria Pia Sconamilio -2000

Formação em Terapia Corpora l- Maria Pia Sconamilio – 2000

Dramaturgia Corporal – Maria Pia Sconamilio – 2000

Monografias:

A Reintegração Postural em Ergonomia – Georgia Victor – Pós-Graduação em Engenharia de Produção- UFRJ – 1997

A Dramaturgia Corporal- Sconamilio, Maria Pia – 1998